Se você está pensando em se tornar um corretor de seguros é porque se identifica com a carreira ou conhece alguém que seja corretor e ficou interessado em saber mais sobre esta profissão.

Pois saiba que a carreira de corretor de seguros é uma das que mais cresce e se populariza no Brasil. Cada vez mais pessoas estão despertando o interesse por essa profissão que proporciona autonomia, flexibilidade, uma rotina bem dinâmica e a possibilidade de ascensão financeira.

Ficou atraído por essa proposta e deseja saber como se tornar um corretor de seguros?

Nós vamos explicar todos os pontos importantes para que você possa se habilitar como um corretor. Além disso, vamos apresentar algumas dicas para que você possa se destacar e conseguir seus primeiros clientes.

ENTENDA COMO FUNCIONA A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

O corretor de seguros é o profissional que vai intermediar a aquisição de um seguro entre um particular (seja pessoa física ou jurídica) e uma seguradora.

O contrato de seguro celebrado entre as partes se chama apólice e nele constam todas as cláusulas e garantias que o cliente possui ao adquirir o seguro.

Caso, durante a validade do seguro, o cliente precise acionar o seguro, o corretor é o profissional que vai entrar em contato com a seguradora para facilitar as providências e o cumprimento das cláusulas previstas no contrato.

Em termos gerais e resumidamente é isso que um corretor faz. Contudo, para exercer essa atividade é preciso estar devidamente habilitado pela SUSEP (o órgão público responsável por fiscalizar o mercado de seguros no Brasil).

Para ser um corretor de seguros você precisa ser maior de dezoito anos, ter o ensino médio completo e ser aprovado no Exame Nacional de Corretor de Seguros que é realizado pela Escola Nacional de Seguros. Você também pode realizar o curso de habilitação de corretores que é ofertado pela Escola Nacional de Seguros e tem duração de nove meses.

AS CARACTERÍSTICAS QUE VOCÊ PRECISA TER PARA SER UM BOM CORRETOR

Além de passar no processo de habilitação profissional é importante fazer uma autoavaliação para verificar se você possui as competências e características necessárias para ser um bom corretor de seguros.

Dentre as características, destacamos as seguintes:

a) Boa comunicação: se comunicar bem é imprescindível para quem deseja trabalhar com seguros. Afinal, você precisa transmitir segurança e assertividade em sua comunicação.

Não é preciso ser um palestrante ou orador, mas saber se expressar bem fará uma grande diferença no momento de convencer seus potenciais clientes a fecharem o seguro com você.

b) Ser um bom vendedor: todo corretor acaba sendo um vendedor. Então, você não pode ter medo de fazer abordagens. Ter habilidades como convencimento e persuasão podem lhe ajudar muito no momento de conquistar novos clientes.

c) Transparecer confiança/credibilidade: você será um profissional que vai vender seguros. Portanto, nada mais natural que transmitir confiança e credibilidade. As pessoas precisam enxergar em você alguém em que elas possam contar em momentos delicados.

Portanto, ser bem profissional e autoconfiante vai lhe ajudar a transmitir credibilidade para os seus clientes.

d) Iniciativa: ser proativo é muito importante para você obter o sucesso na carreira de corretor de seguros.

Você não pode esperar que surjam clientes batendo na sua portando dizendo que precisam fazer um seguro. Muito pelo contrário, você que precisa ir até eles e convencê-los de que eles precisam fazer hoje mesmo um seguro.

Ter iniciativa é um fator decisivo para o seu sucesso. Afinal, as apólices não vão cair do céu.

e) Lidar com situações de risco e imprevistos: ser corretor é abraçar o imprevisível e ainda assim, gostar disso.

Os seus clientes vão lhe procurar em situações de risco e em momentos de dificuldades. E você deve transmitir serenidade e segurança para eles.

Você precisa transmitir a sensação de que tudo está sob controle e que você já está tomando as medidas cabíveis para acionar o seguro.

Aprenda a lidar com situações de grande estresse, cobrança e imprevisto. A carreira vai exigir isso de você.

COMO SER CORRETOR DE SEGUROS E OBTER SUCESSO NA CARREIRA?

Por mais que você tenha as características de um bom corretor e esteja devidamente habilitado para atuar, isso por si só não é suficiente para lhe colocar rumo ao sucesso.

Estamos vivenciando um cenário de crise e passando por constantes transformações, por isso você precisa fujir do convencional e adotar algumas estratégias para se destacar em sua carreira.

Quer saber como ser corretor de seguros e ainda ficar bem sucedido?

Essas são algumas medidas que certamente vão lhe destacar dos demais profissionais e colocá-lo mais próximo do sucesso:

  • Ter um plano de carreira e definir metas e objetivos que você deseja conquistar. Deixe bem claro para si o que te motiva a levantar todos os dias da cama;
  • Fazer campanhas de marketing digital para divulgar o seu negócio na internet e criar uma presença nas redes sociais;
  • Utilizar uma ferramenta de gestão de clientes, um CRM online que vai servir como um banco de dados contendo todas as informações e o perfil dos seus clientes;
  • Todos os dias se comprometa em abordar novos potenciais clientes. Não espere que oportunidades de vendas apareçam. Crie suas próprias oportunidades.

Seguindo essas dicas temos certeza que você já estará bem a frente da maioria dos profissionais. Já pensou como ser corretor de seguros pode mudar a sua vida?