Você sabe qual é? Muitos dizem que para ser um bom vendedor tem que se vestir bem, falar bem, saber manipular situações, entre outros requisitos básicos da profissão. Mas será que as coisas continuam dessa forma? Será que outras atribuições não são necessárias também? Será que você se encaixa no perfil de um vendedor bem sucedido?

Às vezes custa responder essas perguntas. Talvez você poderia se ajudar, por exemplo, perguntando a si mesmo o que foi que facilitou sua vida quando aquela compra foi fechada. Também tente esclarecer na sua cabeça o que foi que fez dar errado todo o plano de negociação e com isso descubra o porquê daquela lead não ter consumido seu produto ou serviço.

Enfim, saiba qual é o tipo de vendedor que mais tem sucesso!

A ABORDAGEM CONFIANTE

Os homens já devem estar acostumados com essa situação. O segredo que todos contam quando o assunto é ter sucesso com o sexo oposto, pelo menos quando a relação é homem-mulher, é ter autoconfiança. Geralmente as mulheres acabam desprezando aqueles caras que não amam a si mesmo.

E isso é até entendível. Quando vemos alguma pessoa confiante, que sabe o que faz e o que fala e por onde anda, pelo menos aparentemente, passamos a sentir uma admiração. Ficamos atraídos por aquela pessoa, claro que cada um em cada nível e intensidade.

Mas quando vamos falar de negócios, não podemos comparar a situação com um flerte, pois as variáveis das situações não combinam. Porém, os dois lados mexem com sensações similares. Aquela emoção de comprar algo, de se sentir mais preenchido ao consumir e levar alguma coisa para casa depois de sair para fazer compras, tudo isso cria um sentimento de satisfação, assim como aquele alguém que no bar conseguiu conquistar outra pessoa.

Quem precisa vender para empresas não pode se basear somente na confiança. Pois o aspecto confiante vem de outros fatores que todo vendedor precisa ter para conseguir acarretar o maior número de compras de seu produto.

O certo é você saber as necessidades daquela pessoa. E para que você precisa disso, para armar uma estratégia dialética que faça com que ela aceite a sua proposta? Melhor ainda!

Características de um vendedor confiante: ele sabe o que o cliente precisa, ele sabe como debater e mostrar que aquilo é realmente necessário, possui uma visão diferenciada e consequentemente consegue oferecer algo de valor e distinto no mercado além da oferta principal.

Mas, sabe o que é que fica marcado mesmo? A peculiaridade da visão de mundo que o vendedor tem. Pessoas com um ponto de vista mais abrangente e que sabem da existência de mais valores além daqueles que estão voltados para cima num dado, geralmente têm mais sucessos quando o assunto é vender uma ideia.

OFEREÇA O QUE O CLIENTE DESEJA E OBTENHA MAIS VENDAS

Muitos hoje em dia ouvem a história de que é preciso se relacionar com o cliente para que a venda aconteça. Mas o relacionamento só anda se você já gerar resultados mesmo enquanto não haja nenhum contrato vigorando.

Clientes gostam de resultadosde vendasde lucratividade! E a melhor forma de fazer relacionamento é gerando isto. Então, não ache que ficar mandando e-mail, fazendo ligações e postando coisinhas legais no Facebook vai gerar mais vendas.

Agora, vendedores que tiram dúvidas importantes, que participam ativamente de debates e discussões e impõem suas ideias, que realmente contribuem de alguma forma, seja enviando e-mails, postando artigos no blog, desde que o conteúdo seja de valor e alavanque o sucesso dos demais, geralmente são aquelas pessoas que você vê obtendo bastante sucesso na carreira.

Porque não basta apenas ser confiante de fachada. A confiança do bom vendedor vem da consciência que ele já tem de que pode ajudar outras pessoas. Não é algo falso e montado especialmente para aquela reunião de negócios que vai acontecer daqui a algumas semanas. É genuíno.

Você faz esse tipo de vendedor conselheiro, daquele profissional que facilita a venda em todos os instantes, sempre deixando as coisas simples, educando o cliente e mostrando os erros nos quais ele não deve cair? Se não, é hora de começar a exercer esse papel.

As vendas lhe aguardam!