vendedor

Trabalhamos em um mercado competitivo e extremamente exigente. Vendedores(as) devem estar sempre atualizando-se e inovando-se conforme as tendências do segmento. Mas com a correria do dia a dia e a intensa rotina que a profissão exige faz com que alguns erros comuns passem batidos e muitas vezes influenciando diretamente nos resultados das vendas dos quais não se damos conta.

O Vendedor(a) tem que ter consciência que nos dias de hoje a função dele não é apenas apresentar produtos e serviços afim de fechar uma venda, suas habilidades devem estar acima disso. Por isso selecionamos abaixo os 7 Maiores Erros para que você Vendedor(a) compreenda na prática o processo.

  1. Adivinhação: jamais tente adivinhar o que o cliente deseja antes mesmo dele começar a falar. Essas situações de ficar falando o que você acha que ele esta pensando pode gerar riscos e frustrações.
  2. Não saber ouvir: muitos vendedores tem como característica não escutar o cliente. Apenas se apresenta e despeja sobre o consumidor uma avalanche de informações das quais muitas vezes podem deixar o cliente confuso. Portando deixe seu cliente falar tudo que deseja, se ele for tímido motive, faça perguntas simples e objetivas.
  3. O que eu compraria: outro erro comum é o Vendedor apresentar ao consumidor somente produtos e serviços que ele mesmo compraria.  Baseando-se apenas em seus próprios gostos deixando de lado as reais necessidades do cliente.
  4. Falta de Conhecimento: muitos clientes acabam ficando insatisfeitos com a falta de conhecimento de alguns vendedores. Eles já procuram um profissional justamente para obter informações detalhadas sobre o produto ou serviço. Mantenha-se sempre atualizado.
  5. Não apresentar os benefícios: ao realizar um atendimento não detenha-se somente a apresentar características técnicas, o consumidor sempre buscará além disso, ou seja os benefícios que irá adquirir .
  6. Pensar que esta fazendo um favor ao cliente: O vendedor deve ter em mente que a venda envolve um relacionamento mútuo, tanto cliente quanto vendedor visam estabelecer uma relação de troca, portanto não há nenhuma relação de favor.
  7. Diminuir o produto ao um simples produto: O cliente está em busca de algo que vai além de uma transação financeira e o vendedor precisa ter a sensibilidade para perceber esse envolvimento, pois há diversos tipos de motivações para essa compra. Pode ser, por exemplo, a realização de um sonho, uma necessidade, um sentimento, uma lembrança, entre outros. Portanto, não há como reduzir esse desejo de compra do cliente a simples produto.

Tenha um ótimo dia! Bons Negócios!