São muitas empresas que conseguem atrair prospectos, criar pacotes de fidelização que parecem vantajosos, mas com o tempo o relacionamento entre os dois lados passa a esfriar e nada está parecendo trafegar para um caminho de sucesso.

Isso é algo que acontece com toda empresa, ou melhor, como todo relacionamento. Há sempre aquele período de euforia inicial, algo novo está acontecendo. Mas com o tempo isso vai esfriando e acaba deixando de existir. Se esse é o seu problema, saiba por que acontece e que nada está perdido!

POR QUE O RELACIONAMENTO COM O CLIENTE ESFRIA

Relacionamentos possuem a mesma natureza seja qual for o âmbito. Se estivermos falando de empresa x cliente e de namorado x namorada a mesma coisa pode acontecer. O seu foco é na causa: acomodação.

Depois que você capta um cliente com aquela oferta de fidelização super bacana, com o tempo esse trunfo pode perder o seu valor. Uma razão para que isso ocorra é você não ter analisado bem o perfil do seu público alvo e promover ofertas que não condizem com aquilo que o cliente quer ou precisa. Também pode ser o aumento de outras empresas que estão oferecendo a mesma coisa. Também pode ser o fato de o cliente já ter conseguido o que queria e seus desejos agora são outros…

Mas também pode ser que você não esteja contribuindo com a sua parte, não é mesmo? Relacionamento com o cliente não é só apresentar a oferta e adquirir a oferta. Relacionamento envolve camadas bem mais densas do que isso.

Envolve agradar o cliente gratuitamente com algo que ele precisa, não precisa ser algo extraordinário, mas que tenha valor. E, por favor, descontos não é uma boa forma de fidelizar. Já pensou todo o seu lucro vindo de descontos? Haja passivos para lidar no final do mês…

Uma boa forma de agregar valor e oferecer algo que o cliente precisa e goste é através de uma gestão de clientes eficiente. Um CRM é mais do que necessário hoje em dia, disso não tenha dúvidas. Pois é através disto que você vai identificar um relacionamento em potencial.

SINAIS DE RESFRIAMENTO

Quer saber se está esfriando? Atente para os seguintes incidentes: o cliente está gastando menos com a sua empresa, os itens adquiridos são apenas os necessários para serem comprados, prefere vários produtos baratos ao invés de um caro, está menos engajado nas mídias sociais da sua empresa e mal comparece a sua loja.

Quando tudo isso acontece é sinal de que é hora de dar um basta no que você está fazendo. Se você conseguiu identificar tudo isso com um CRM, imagine que também é possível mudar essa situação utilizando essa ferramenta de uma forma bastante inteligente.

A MELHOR MANEIRA DE ESQUENTAR O RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

A melhor maneira é fazer valer todos os seus votos de casamento com o cliente. Se você respeitá-lo, sempre cumprir com o que promete e oferecer mais ainda, logicamente ele será fiel.

Sempre apareça com novidades que possam trazer vantagens para você e para aqueles que depositam dinheiro e confiança em troca de serviços e produtos que vão ajudá-los. Logo, se alguém faz isso e você é bem sucedido ou tem potencial para gerar vendas, por que desperdiçar?

Tenha em mente que vale mais um punhado de clientes fiéis gerando uma renda fixa do que centenas de prospectos comprando um serviço aqui e acolá e nunca mais voltando para saber mais do seu negócio.

Aprenda a dar valor, investir em fugas da rotina, pois os casais que dão certo são aqueles que continuam namorados para sempre. Com o cliente, a lógica deve ser a mesma!