No atual contexto mundial, estamos enfrentando uma crise econômica e política catastrófica. A insegurança é certa. Com isso, o consumo torna-se mais moderado, o preço de produtos e serviços aumentam e as empresas precisam driblar esse cenário de instabilidade. Diante de tudo isso, será que ainda é possível fechar novas propostas e vender consórcios?

Sim! É possível vender consórcios, mas é necessário se reinventar. Afinal, tempos de crise também são bons para criar novos negócios, revelar talentos e trocar o velho pelo novo. Portanto, no artigo de hoje vamos tratar sobre as principais posturas e comportamentos que você corretor de seguros deve ter para superar esse cenário de altos riscos e continuar garantindo sua renda.

Seja proativo(a) para vender consórcios!

A crise também tem seus pontos positivos, e podemos destacar um deles como sendo a valorização de profissionais criativos, entusiasmados e proativos. Vendedor que passa o dia todo sentando no escritório esperando o cliente bater na porta, pode estar com seus dias contados.

Com ou sem crise as pessoas continuam comprando. Afinal, as necessidades ainda existem, o que mudou foram as prioridades. Portanto, sua principal tarefa é entregar uma proposta de valor que faça o cliente compreender que seu produto realmente é algo que ela precisa naquele momento. Mas, fazendo uma abordagem transparente, enfatizando todos os benefícios e comodidades que seu produto oferece. Se estamos passando por uma fase de insegurança, nada mais oportuno do que vender segurança, promover tranquilidade e previsibilidade. Mas de uma forma diferente. Nada de passar o dia todo respondendo e-mails, pois isso não se parece em nada com prospecção de clientes.

Algumas atitudes que vão garantir que você saia na frente da concorrência:

  • Acorde cedo e comece a trabalhar cedo, seus potenciais clientes são pessoas ocupadas, mas que possuem as primeiras horas do dia mais livres. Portanto, ligue para elas das 09:00 às 12:00;
  • Evite ficar trocando centenas de e-mails. Utilize o Whatsapp para se comunicar de maneira mais rápida e faça ligações. O telefone ainda continua sendo a melhor ferramenta de vendas;
  • Grave vídeos pelo celular e envie para seus potenciais clientes, além de demonstrar que você se importa, sua mensagem será altamente personalizada;
  • Participe de eventos do seu segmento para se especializar sobre as novidades e siga as pessoas mais influentes do seu mercado no LinkedIn. Clientes gostam de novidades, portanto você deve respirar inovação;
  • Leia (livros) todos os dias. Muitos profissionais que trabalham com vendas acreditam que não precisam estudar sobre vendas. Afinal, vender é um talento. ERRADO! A forma de vender mudou muito nos últimos anos, ou você se aperfeiçoa ou está fora.

Seguindo essas sugestões, você já estará se destacando da grande maioria dos corretores. Saia do rebanho, destaque-se!

Mude hábitos, e conte com a tecnologia para te ajudar! 

Você ainda usa planilha no Excel para atualizar sua lista de clientes? Sua carteira está abarrotada com cartões de visita que você não sabe mais de quem são? Você usa uma agenda de papel com anotações que mais te fazem se sentir perdido do que ajudam a organizar os compromissos? Sua próxima reunião será realizada do outro lado da cidade, o trânsito está caótico e você já sabe que vai chegar atrasado?

Esses foram hábitos muito comuns até algum tempo atrás. E hoje, muitas pessoas ainda utilizam esses mesmos recursos. O que na verdade não é um grande problema. Você deve escolher um método que seja funcional para você. Se a velha caneta e papel ainda funcionam bem para o seu estilo de organização, então vá em frente. Mas, gostaríamos que você desse uma chance para as ferramentas tecnológicas que vão facilitar imensamente sua rotina e deixar sua vida mais organizada.

Uma dessas ferramentas é o CRM, com ele você poderá guardar todos os contatos, agendar tarefas, marcar reuniões, fazer notas sobre seus clientes e ter um “cartão de visitas virtual” de cada um dos seus clientes, potenciais clientes e parceiros.

E como isso te ajuda a enfrentar a crise? Lembra que dissemos no tópico anterior que você precisa ser proativo? Pois bem! O CRM é uma das ferramentas que vai facilitar sua vida, centralizar várias informações de maneira organizada e fazer com que sua próxima ação seja mais ágil.

Seus clientes estão ocupados, a caixa de e-mail deles está lotada com propostas dos concorrentes e quando eles entram em contato para fazer uma proposta você anota o contato deles na agenda? Onde certamente você não vai encontrar novamente e quando eles ligarem da próxima vez você não saberá o nome deles e o pior, poderá perder o compromisso que foi agendado com uma semana de antecedência. Isso faz algum sentido para você?

Portanto, novas tecnologias certamente vão facilitar essa rotina e fazer você prestar um atendimento personalizado e rápido, valorizando o tempo do seu cliente e aumentando significativamente suas chances de fazer novos negócios.