Como bom vendedor, você sabe que dominar as técnicas de vendas, são fundamentais para que você tenha sucesso em sua negociação e fechamento. Na venda de consórcios, é praticamente a mesma coisa: você precisa entender as estratégias, o seu cliente, e saber apresentar o seu produto e serviço.

Nesta postagem vou te mostrar 11 “etapas” para você aplicar no seu dia a dia de vendas, com bônus para vendedores de consórcio.

1. ESTEJA PREPARADO(A)!

Organização, é a chave para quem deseja ter um dia produtivo e de grandes resultados! Quando você não estava em casa, tinha horário a cumprir e se organizava (acordava com antecedência, se vestia propriamente, separava seus materiais…) para estar na empresa, certo?

Em casa, mesmo que sendo mais desafiador, você não pode deixar a sua produtividade cair. E deve  cuidar do seu ambiente de trabalho in home.

Avalie a sua estrutura home office: ela deve ter um local tranquila, com ventilação, com uma boa conexão de Internet, mesa e cadeira confortáveis. E não se esqueça de um bloco de notas para tomar as informações importantes, e água.

Seus instrumentos de trabalho tais como: computador e celular precisam funcionar corretamente. Teste sempre antes de entrar em contato com um cliente, para garantir que você não terá problemas, como falha de sinal em ligações feitas pelo WhatsApp, por exemplo. Tenha também um fone de ouvido, para te ajudar 100% na concentração.

Quando for falar com seu cliente, pergunte-se: como você gostaria de ser atendido(a)? E use a sua resposta em seus atendimentos. Lembre-se de ouvir em primeiro lugar, entender, e dar o melhor de si.

Você é um(a) vendedor(a) de sonhos. Tem um produto realizador. Apresente-o da melhor forma possível, mas sobretudo: faça com que o seu cliente entenda que a sua proposta é a melhor para ele. 

2. VENDA É PROCESSO: não pule etapas! 

Apresente-se. Fale o motivo pelo qual você está em contato, e como você vai ajudar o seu potencial cliente.

Ouça, para que você consiga criar uma conexão com seu cliente no momento em que ele estiver falando com você.

Exemplo: Eu sou Ana, moro em Sorocaba. 

Poxa, Ana! Sorocaba é maravilhosa! Tenho muitos amigos aí na região… 

Entenda o seu cliente e o que ele precisa.

Oferte a ele como você pode ajudá-lo.

Se ele rebater entenda como um sinal positivo, de que ele tem interesse sobre o assunto. Como bom vendedor, você saberá quebrar as objeções, negociar, e conduzir o fechamento.

3. CONDUZA A CONVERSA:

Ao entender a necessidade, seja você o condutor da conversa, para isso não tenha pressa. Apresente o  produto (consórcio) com detalhes e não se apegue a detalhes (como a administradora que você representa, pois ela é um diferencial que você vai mostrar depois).

Exemplo: se o seu cliente quer um consórcio de Imóvel, no valor de R$100.000,00, mostre o que o consórcio pode fazer por ele, e na sequência informe que, a empresa facilitadora é a que você trabalha, e ela tem vantagens sobre as concorrentes.

 

 

4. LEVANTAMENTO DE PERFIL: 

Entender as condições do seu cliente, são cruciais para que você possa elaborar a melhor proposta para ele. Por isso não tenha pressa, escute e anote!

Seja ouvinte. Aproveite a disposição do seu cliente: ele está te dando informações valiosas sobre ele, que vão conduzir a venda.

 

 

 

 

5. NÃO DESISTA!

Esgote as possibilidades de contato com o lead e jamais desista de primeira.

Os melhores horários são à partir das 09:30/10h, por volta das 12h, e às 17:30/18h.

E sabe por quê? Porque da mesma forma que você tem a sua rotina de trabalho, o interessado em consórcio também tem. Por isso, trabalhe de acordo com a necessidade dele. Lembre-se sempre de que você deve ficar à disposição.

 

 

6. APRENDA NOVAS MANEIRAS!

Eu sei que você é um ótimo vendedor de consórcio, mas vou te dar uma sugestão para vendas de consórcio online.

Infelizmente quando você trabalha na Internet, não tem a facilidade para conversar com seu cliente olho no olho. Mas isso não precisa ser um empecilho.

Sabendo como abordar seu cliente, e conduzir a negociação, as chances de venda são imensas!

 

 

7. TENHA TUDO EM MÃOS

Não deixe o cliente esperando.

Tenha tudo o que você precisa para que possa apresentar a proposta dele de imediato, mesmo que você não feche a negociação naquele momento.

Use tudo o que o cliente te der como informação imediata ou futura.

Se você não vender de imediato, guarde o cliente e envie conteúdos personalizados (não faça o estilo copie e cole, ou envie peças soltas em listas de transmissão).

 

 

8. APRENDA A OFERTAR!

Quando você entende realmente a necessidade, vai esgotar as formas de “ajudar”. Por isso apresente a proposta de acordo com o que o cliente precisa, porém guarde os diferenciais.

Ao apresentar uma taxa promocional, parcela reduzida, negociada ou qualquer outro bônus, o seu cliente vai sentir que você está realmente querendo o ajudar, e não apenas querendo vender.

Faça com que ele se sinta especial, único. Assim como a oportunidade de consórcio que você tem a oferecer.

 

 

9. ORGANIZE-SE! 

Venda é processo, é organização.

Se você não souber guardar as informações do seu cliente (seja em uma planilha ou CRM de vendas), você certamente terá dificuldades e poderá até perder o cliente, esquecendo-o.

 

 

 

 

10. A PRESSA É INIMIGA DO FECHAMENTO

Eu sei que você sabe vender! E também sei que tem metas à bater.

É por isso que: se você fizer o seu trabalho bem feito, você vai conseguir!

Pense no seu cliente como uma planta: você recebe a muda (que é quando você tem o primeiro contato com o cliente), rega, nutre com os substratos necessários, e acompanha o crescimento dela. Nas vendas é a mesma coisa: o cliente que chega, ele quer se sentir seguro, acolhido, e não mais um.

Cuide diariamente dos seus clientes: seja eles prospects, os que você já tem em sua carteira ou indicados.

Todos merecem o melhor de você! 

11. SAIBA COMO PEDIR 

Fez um bom trabalho? Gerou “encantamento” do seu cliente? Conseguiu se aproximar dele, transmitir confiança?

Então quando você pedir por indicações, receberá de prontidão.

Vender, é relacionar. É entender que você é a solução para aquilo que o seu cliente em potencial precisa. Só você, com o seu produto, e entendimento sobre ele, vai saber como ajudar. Por isso, sempre mantenha-se atualizado, seja no universo do consórcio, marketing digital (que vai te ajudar a entender qual é a melhor estratégia para trabalhar com seus clientes), e vendas.

 

Nos próximos conteúdos, vou ajudar você a entender um pouco mais sobre esses três universos, te espero aqui!

Boas vendas!