Se você é consultor de negócios do ramo do consórcio, certamente precisará de leads (contatos), de pessoas interessadas no seu segmento.

Hoje, nós vamos te explicar alguns pontos importantes que podem te ajudar na sua tomada de decisão:

  1. Como nós captamos o lead quente.
  2. Como comprar o lead.
  3. Como receber o lead.
  4. informações importantes sobre o lead.
  5. Suporte e Dúvidas

Como nós captamos o lead quente: o trabalho de geração de leads quentes e qualificados para o segmento de consórcio (seja ele de imóveis, automóveis ou motocicletas) é extremamente estratégico.

A nossa captação é feita pelo Google. Apesar de também utilizarmos o Facebook e o Instagram, o Google é uma das melhores fontes de captação de leads, pois trás o prospect que realmente está interessado em consórcio.

Uma vez que, ele realizou uma busca específica pelo termo consórcio, podendo optar também pelo tipo (como consórcio de imóvel ou automóvel).

Assim que ele realiza a pesquisa, encontra um de nossos anúncios e ao clicar é redirecionado para a página de simulação de consórcio.

Nesta página de simulação, o lead entende o que é o consórcio, como funciona, quais as suas vantagens e desvantagens em relação ao financiamento, e pode preencher um formulário, solicitando o contato de um vendedor.

Ao efetuar o preenchimento da simulação de consórcio, o lead ainda pode confirmar as informações que ele está fornecendo. Isto faz com concordemos com a lei LGPS, e garante ao vendedor de consórcio que irá receber a simulação, que os dados fornecidos pelo prospect são reais. 80% dos leads captados por nós, são confirmados, permitindo agilidade no atendimento do consultor de negócios.

As informações fornecidas pelo lead são: nome, telefone e/ou celular, e-mail, tipo de consórcio e valor de carta de crédito. Estão em fase de teste e implementação: renda, canal de atendimento (WhatsApp ou ligação) e horário (manhã, tarde e noite), últimos dados que não são de preenchimento obrigatório, mas quando informados, garantem ao lead o atendimento por onde e quando deseja, e ao vendedor facilidade no contato.

Como comprar o lead: os leads são adquiridos em pacotes, de acordo com a quantidade e localização do contato, e do vendedor de consórcio.

Quantidade: os leads são fornecidos em pacotes, nas quantidades de *10 (apenas para o DDD 11), 30, 50, 90 e 200 contatos. Eles são enviados diretamente para o perfil do vendedor cadastrado em nosso sistema de leads (CRM), na medida em que as simulações de consórcio são realizadas.

Dica: quanto maior a quantidade de leads comprados, menor é o custo pago por cada um dos leads. É possível que vendedores que trabalhem em equipe, supervisores, gestores comprem pacotes grandes e dividam entre si, melhorando o custo unitário do lead, e possibilitando ao gestor que ele mesmo realize a distribuição dos leads para cada vendedor.

Leads por localidade: se um vendedor de São Paulo, tem preferência e facilidade de deslocamento na região do ABC, ele pode optar por receber contatos do DDD 11, específicos para a cidade de São Paulo Santo André, São Caetano do Sul e Diadema.

O exemplo acima, serve para vendedores que atendem por Estado e todo o Brasil.

Tipo de consórcio: o consultor também pode, além da região, optar pelo tipo de consórcio que prefere trabalhar (sendo: imóveis, automóveis e motocicletas). Neste caso, temos pacotes específicos de imóveis, automóveis e ambos (em que o vendedor recebe leads de imóveis e automóveis).

A compra do lead é feita em nossa loja virtual. Ao finalizar o pedido, o vendedor irá receber um e-mail avisando a compra, e nós vamos entrar em contato com ele pelo WhatsApp para confirmar o pacote escolhido. O valor pago na compra do pacote, é inserido como crédito no sistema de leads, para que em 72h úteis, os leads começem a ser enviados. 

Como receber o lead: quando a simulação de consórcio é realizada, ela é enviada para nós, e distribuímos automaticamente o lead no sistema de leads. Esse sistema, é um CRM de gestão gratuito, que permite que o vendedor, receba o lead, encontre as informações que ele forneceu e inicie o contato.

Toda vez que um novo lead chegar, o vendedor será avisado por SMS para acessar o sistema de leads pelo celular ou computador.

Enquanto houver saldo, é possível receber automaticamente ou comprar o lead no cardápio, modalidade de compra avulsa.

Os leads enviados ou comprados, ficam em “MEUS LEADS”.

Ao selecionar o lead as informações que ele forneceu na simulação ficam disponíveis em “detalhes do lead”.

Em caso de *reposição de lead é preciso indicar: status de atendimento motivo e score do lead em “detalhes do lead”.

Sobre o lead: sabemos que cada vendedor de consórcio tem a sua própria abordagem de vendas, entretanto, no sistema de leads nós também sugerimos como o lead poderá ser abordado.

Como sugestão, nós instruímos aos vendedores que sempre optem pela ligação como primeira opção, e façam tentativas em horários estratégicos. Já o  contato pelo WhatsApp, é indicado quando o lead não consegue atender no momento em que a tentativa de contato por telefone foi realizada.

Neste caso, envie as informações aos poucos.

Chame o lead pelo nome: Oi João, tudo bem? 

Se ele responder, ligue.

Foque nas informações que o lead forneceu: Você realizou uma simulação de consórcio de R$300.000,00 para a compra de um imóvel. Eu sou o Fernando, especialista em consórcio e planejamento financeiro. E tenho uma proposta especial para você, podemos falar?

E siga com a tratativa do processo de vendas: entenda a necessidade do seu lead, tente no momento em que ele estiver falando, captar informações importantes e que tragam proximidade e familiaridade.

Reposição de lead: se você esgotou todas as possibilidades de contato (ligações em horários estratégicos, e não sequenciais – como por exemplo: 08:00, 08;01, 08:02 -, iniciou a conversa pelo WhatsApp, sem “despejar as informações para o seu cliente”, poderá solicitar a reposição do lead pelo sistema de leads.

A solicitação de reposição é de acordo com o pacote escolhido, e o pedido é enviado para análise. Faremos algumas tentativas de contato com o lead e em 48h o vendedor recebe a devolutiva por e-mail. Caso a solicitação seja aprovada, o valor do lead é inserido no saldo do vendedor, para que ele possa receber um novo contato.

Não há possibilidade de solicitar a reposição de um lead sem ser pelo sistema de leads. É fundamental também preencher todos os campos pedidos.

Por isso, vamos deixar aqui mais uma dica: ao atender o lead, atualize o status do atendimento, e o score do lead. Ao manter as informações de atendimento esclarecidas, faz com que a solicitação de reposição seja mais rápida.

Imagine se, um vendedor compre um pacote com 200 leads, e ele precise solicitar a reposição de contatos. Se ele deixar para pedir a revisão dos leads ao final do pacote, dificilmente se lembrará de todas as etapas tratadas. Agora pense no cenário oposto: se com a mesma quantidade de leads, o vendedor manter o funil de vendas atualizado na medida em que vai tratando os leads (mesmo que tenha que tentar falar com o mesmo contato mais de uma vez). A solicitação é feita quase que automaticamente. Por isso, para te ajudar, jamais deixe o seu funil de vendas desatualizado (isso vale para qualquer CRM que você esteja usando)!

Suporte e dúvidas: se você precisar de ajuda, seja para entender como funciona, comprar um pacote, verificar seus leads ou solicitar reposições, tem a um clique todas as respostas!

Temos um canal específico de suporte (clique aqui) e chat disponível dentro da plataforma, para que rapidamente você seja atendido. E se você preferir o atendimento pelo WhatApp, nós também temos, mas utilizamos este canal como vendas, portanto caso você tenha dúvidas relacionadas à suporte, o site e o chat te auxiliam de modo mais rápido.