Se perguntarmos para 10 empresários dos mais diversos setores qual é o seu desejo para 2020, certamente ambos responderão que é aumentar as suas vendas, sejam elas de produtos ou serviços.

Pensando nisso e também acreditando que com pequenas ações é possível aumentar esses números e colocar o seu negócio em uma nova realidade, trouxemos para você, empreendedor, um artigo que promete ser uma espécie de luz em um momento tão difícil considerando a grave crise econômica da qual o nosso país atravessa. 

Aqui, vamos lhe apresentar um material que tem como objetivo aumentar as suas vendas em 2020 e assim fazer com que os seus lucros se multipliquem. Vamos as dicas?

  1. Faça um planejamento comercial

Você já deve ter ouvido falar que nada funciona sem um bom planejamento, correto? Pois saiba que isso é verdade. Se você visa sucesso a longo prazo, planejar é um ato extremamente essencial.

Portanto, planeje-se de forma a começar 2020 com os objetivos do seu negócio claros e bem definidos.

De forma a fazer um melhor planejamento, utilize os números de 2019. Faça com que esses dados lhe tragam respostas, onde assim você poderá analisar quais ações deram ou não certo no ano que passou.

Um ponto importante é analisar os meses de baixos números e também de altos números. Ao analisar os meses de maior dificuldade, você poderá verificar ações que poderiam ter sido tomadas para melhorar a situação. Já ao analisar os meses de bons resultados, você poderá estar prevendo o que e quando acontecerá em 2020 de forma a se planejar de uma melhor forma em busca de resultados ainda melhores do que no ano que passou.

  1. Invista em treinamento

Há com certeza uma série de ações que podem fazer com que as suas vendas aumentem. No entanto, nessa lista de dicas do nosso artigo sobre como aumentar as vendas em 2020, essa que lhe apresentamos agora é uma das mais importantes: Invista em treinamento.

Bons resultados só virão se você contar com uma equipe bem treinada e também motivada. Portanto, faça com que a sua gestão seja capaz de transformar seus simples vendedores em pessoas capazes de converterem mais atendimentos em vendas. Assim, o seu negócio terá melhores números, e consequentemente, maiores lucros.

Nestes treinamentos deverão ser abordados tantos aspectos técnicos como metodologias de prospecção  estratégias de vendas, abordagem e negociação e também habilidades pessoais e comportamentais que trabalharão em conjunto com a técnica de forma a garantir melhores resultados. 

  1. Mantenha as suas metas de vendas alinhadas com o time de marketing

Se você acha que é possível aumentar as suas vendas sem alinhar as suas metas com o time de marketing, saiba que você está extremamente enganado.

Para alcançar melhores números em 2020, é de extrema importância que você mantenha o setor de vendas totalmente alinhado ao setor de marketing do seu negócio.

Se você acha essa dica um pouco mais difícil de seguir, saiba que na verdade, não é tão complicado quanto parece. O primeiro passo é ter objetivos bem definidos. Sendo assim, o planejamento de vendas deve servir como orientação para o plano de marketing. Veja alguns dos itens que se fazem necessários:

  • Perfil dos clientes que a empresa visa alcançar;
  • Previsão de venda por período, bimestre ou trimestre, por exemplo;
  • Em caso de mais de um produto ou serviço vendido, definir objetivos específicos para cada um destes e também qual será priorizado.

Com essas poucas informações, a sua equipe de marketing já conseguirá traçar um plano de negócio com muito mais chance de assertividade. Portanto, não deixe essa dica de lado. Invista neste alinhamento e veja os seus números crescerem.

  1. Invista em um CRM

Falamos anteriormente em acompanhar números e analisar dados, correto? No entanto, fazer isso não é um processo extremamente simples. Se você quer utilizar seus dados de forma a investir em seu crescimento, uma boa alternativa é começar analisando os resultados dos vendedores no dia a dia.

No entanto, dependendo do porte da sua empresa, fazer isso manualmente não é indicado. Uma boa alternativa é investir em um software de CRM que fará com que você, gestor, consiga acompanhar o dia a dia do seu processo comercial sem deixar com que detalhes importantes passam despercebido. Além disso, uma vez que você invista neste tipo de software, você estará mais apto a detectar problemas e solucioná-los rapidamente. 

Se você ainda não está seguro do quão importante é este investimento, saiba que uma vez que utilize esse tipo de software no seu negócio,  você poderá ter um registro para cada vendedor, fazendo assim com que se possa analisar os números dos mesmos de forma separada e assim encontrar soluções de forma mais simplificada. Por isso, busque empresas que ofereçam esse tipo de serviço, invista no software e tenha no seu negócio uma maior agilidade, e consequentemente, uma melhor produtividade.

E aí, gostou do nosso artigo sobre como aumentar as suas vendas em 2020? Está esperando o que para seguir nossas dicas e ver o seu negócio crescer? Coloque a mão na massa agora mesmo!