Hoje vamos falar de tradicionais formas de prospectar Clientes, estratégias que no momento atual não funcionam mais.

Ainda vimos alguns profissionais da área Comercial e Vendas utilizando essas praticas, mas no entanto não obtendo grandes resultados. Isto ocorre por que o consumidor mudou o seu comportamento, a forma de buscar por serviços e produtos é diferente do que se fazia a 5, 10 anos atrás e com certeza daqui 4 a 7 anos também será diferente.

Selecionamos abaixo algumas formas que são consideradas ultrapassadas para prospecção de clientes:

  • Buscar clientes em lista telefônica;
  • Tentar vender por telefone um serviço ou produto;
  • Malas Diretas;
  • Email Mkt em massa;
  • Visitas inusitadas a estabelecimentos;

Partindo destas táticas observamos que as situações acima possuem uma característica em comum, o fato de todas interagir com o cliente de modo direto, ou seja sem perguntar se ele deseja saber mais sobre a sua empresa, e é exatamente neste ponto que você  profissional de Vendas deve estudar.

Perguntar-se a si mesmo:

  • Eu gosto de receber ligações para comprar um produto ou serviço?
  • Me sinto bem sendo abordado de forma inusitada?
  • Minha caixa de email está sempre cheia de propagandas, eu gosto disto?

No atual momento colocar-se no lugar do seu público alvo é a melhor maneira de encontrar estratégias de prospecções eficazes. Em prática o processo mais eficiente que Vendedores(as) tem aplicado baseia -se  em cinco etapas:

  • Pesquisa: realize um estudo sobre o perfil do seu prospecto, faça também uma análise especifica daqueles clientes que deseja fechar negócio, conheça os pontos fortes e fracos;
  • Prospecção: nesta fase você irá coletar dados destes clientes, como: nome de proprietários e email, também agendar com antecipação e conhecimento do mesmo uma reunião para conversar;
  • Nutrição: neste momento você estará na frente do seu cliente, então deve praticar em primeiro lugar a empatia, ouça ele com atenção, tenha paciência e aos poucos vai introduzindo na conversar o seu produto ou serviço. Deixe ele sentir-se a vontade com você;
  • Negociação: está etapa pode ocorrer no primeiro encontro ou nos próximos. O importante nesta fase é transmitir transparência e confiança ao seu cliente, mostre-se disposto a eventuais dúvidas;
  • Fechamento: chegou a hora de assinar contratos. Haja com segurança, repasse a ele todos os seus contatos, seja gentil.

Lembre-se: você também é cliente de algum produto ou serviço e deseja ser atendido da melhor maneira possível.

Tenha um ótimo dia. Bons Negócios!