Pesquisas já comprovam que procrastinar é da natureza humana.

Portanto, você não precisa se achar a pessoa mais indisciplinada do planeta. Pois, em maior ou menor grau todo mundo procrastina. Mas, as vezes chega aquele momento crucial, que você percebe que de tanto ter deixado as coisas para realizar depois, acabou tendo que correr contra o tempo para finalizar uma proposta ou perdeu várias vendas por falta de organização.

Muitas vezes a vida que sonhamos não está tão distante de ser alcançada. O nosso maior empecilho é colocado por nós mesmos. Erguemos barreiras psicológicas que nos impedem de enxergar as oportunidades que surgem diante de nossos olhos. Às vezes, até conseguimos enxergar essas oportunidades, mas as deixamos passar, Afinal, amanhã será um novo dia e você terá uma nova oportunidade, não é verdade? Nem sempre.

A proposta deste artigo é lhe mostrar que com apenas um pouco de planejamento, organização e disciplina é possível começar a vender mais, parar de procrastinar e dar aquele salto na carreira que você tanto deseja.

1. DEFINA E PLANEJE SUAS METAS

Quando nós sabemos o que realmente queremos, ficar mais fácil levantar todos os dias com a cabeça erguida e um brilho nos olhos. Ter um propósito, uma meta, uma motivação faz com que todo esforço faça sentido.

Talvez, o fato de você procrastinar está ligado a ausência de metas claras. Você sabe onde deseja estar daqui a 6 meses? O que pretende estar fazendo daqui a 1 ano? Onde estará morando daqui a 5 anos? Como estará sua vida daqui a 10 anos?

Você faz estas projeções ou apenas vai deixando o tempo passar?

Portanto, se você não tem metas bem definidas, separe dez minutos do seu dia para defini-las. A maneira mais fácil de definir as metas é visualizando as conquistas que você deseja obter.

Portanto, defina quantos clientes ativos você deseja ter daqui a seis meses, estipule o quanto você deseja receber de comissões, qual o carro que você deseja estar dirigindo e o bairro que gostaria de morar.

Defina tudo isso! Anote em seu computador, notebook, tablet, smartphone ou em um pedaço de papel. E sempre que o despertador tocar e você pensar em dormir mais cinco minutinhos lembre-se que seus sonhos dependem do seu esforço para se tornarem realidade.

Quando bater o desespero ou a falta de foco, leia suas metas, respire fundo e dê o próximo passo.

O fato de você definir suas metas não vai tornar seu percurso mais fácil, apenas vai lhe dar um motivo para continuar seguindo em frente. Sem se desviar para os atalhos que por ventura forem surgindo ao longo do caminho.

2. CRIE UM PLANO DE AÇÃO

Agora que você sabe quais são as suas metas é hora de criar um plano de ação. Um dos maiores erros é acreditar que é possível conseguir resultados diferentes, fazendo as mesmas coisas.

Portanto, para alcançar as metas que você traçou será preciso se comportar de uma nova maneira. Pense na seguinte questão: o que eu terei que fazer (de diferente) todos os dias para concretizar o meu sonho?

Dessa reflexão vão surgir algumas respostas: gravar vídeos no Youtube, participar de eventos corporativos, fazer cursos de aperfeiçoamento, acordar cedo todos os dias, assinar a revista XYZ que é a mesma revista que o meu cliente lê, aprender inglês, ligar todos os dias para 20 pessoas diferentes e fazer 20 abordagens de vendas diferentes.

Trace as atitudes e hábitos que você precisa ter e faça um plano de ação para o próximo mês. Registre os eventos que você tem que comparecer, faça uma lista com 600 potenciais clientes e organize 20 por dia para ligar, pesquise e compre os 4 melhores livros sobre vendas e marketing para ler nas próximas 4 semanas. Enfim, seja proativo.

3. REGISTRE SEUS COMPROMISSOS DIÁRIOS/SEMANAIS

Anote em sua agenda (seja online ou de papel) todos os compromissos que você precisa realizar diariamente durante a próxima semana. Isso faz com que você não perca nada de importante e ainda lhe condiciona a cumprir aquilo que ficou estipulado.

Portanto, anote:

  • As reuniões que você precisa realizar;
  • Os e-mails que precisa enviar e responder;
  • Os telefonemas que tem que fazer;
  • Os eventos que tem que comparecer;
  • As propostas que precisa enviar.

Além dessas tarefas, anote outras informações importantes sobre seus clientes: datas de aniversário, apólices que estão perto de vencer, os artigos que você precisa publicar em seu blog ou redes sociais, etc.

Seja organizado(a)!

4. CUMPRA SUAS MAIORES TAREFAS LOGO CEDO

Outro erro muito comum é sempre deixar o mais difícil e trabalhoso para fazer depois. Essa atitude acaba levando a um ciclo de procrastinação e a um desgaste desnecessário. Portanto, deixe as tarefas mais difíceis para fazer logo cedo, assim que você iniciar seu expediente. Isso fará com que você evite atrasos e ainda vai lhe dar a sensação de dever cumprido. A pior coisa é ficar deixando o trabalho pesado para depois, para depois, para depois e quando não dá mais para evitar, o estresse bate na sua porta.

Portanto, primeiro o mais trabalhoso, chato, difícil. Depois, as tarefas que você já faz com os “pés nas costas”.

5. USE O CRM PARA PARAR DE PROCRASTINAR

A melhor maneira de organizar todas essas informações é utilizando um CRM. Faça suas anotações e defina suas metas em um CRM. Agende seus compromissos, defina suas tarefas diárias e mantenha uma lista atualizada dos seus clientes.

Analise as estatísticas, consulte as informações rapidamente onde você estiver e ainda otimize seu tempo, já que o CRM agrega todas essas funções em um só lugar.

Agora, se você já tem todas as dicas sob controle, e ainda sim estiver precisando de uma mãozinha, nós de ajudamos com leads, o que acha?

Clique aqui, e saiba como nossos leads funcionam, ou se já for cadastrado em nossa plataforma, acesse e veja valores especiais!