Ei vendedor! Como estão suas vendas? Com as mudanças comportamentais dos consumidores, a abordagem principalmente em vendas também passou por grandes modificações. As pessoas querem tudo “pra ontem”, mas não abrem mão de se sentirem “especiais”, logo, elas estarão sempre em busca de algo personalizado.

E quando pensamos em atendimento fast e pessoal, o Whatsapp é uma das grandes ferramentas que pode te ajudar à criar uma proximidade com o seu cliente em potencial, ou afastá-lo. Por isso, eu vou te dar o caminho para você ter sucesso em suas vendas, realizando a sua abordagem inteiramente online!

Gere interesse e passe credibilidade para o seu cliente.

Quando você está interessado em algo, e procura sobre o seu produto, ou serviço que deseja adquirir, espera entender tudo sobre o que está buscando, certo?

Em caso de dúvidas, ou até mesmo quando você está tendencioso a adquirir, você busca por informações, e entende que, quem irá te atender, vai sanar todas as suas dúvidas e te ajudar a escolher aquilo que melhor irá te atender.

Seu primeiro grande desafio é: fazer seu lead falar com você, gerando interesse e credibilidade. Se de alguma forma, o seu contato entender que você é “apenas mais um vendedor, querendo descaradamente vender”, e não um consultor de negócios, que quer oferecer a melhor oportunidade, tenha certeza de que ele não irá falar com você, ou se o fizer, será breve.

Para evitar isso, envie uma mensagem simples falando: Oi [NOME], simples assim. Ou se você preferir, abrindo seu lead pelo sistema da LEADS DE CONSÓRCIO, basta clicar em “CEL-Chamar”, com seu WhatsApp web logado, que nós enviaremos uma mensagem por você!

Na maioria dos casos, seu Lead vai responder: “Olá” ou “ Oi, quem é?”

Pronto! Agora você já tem a atenção dele, esse é o momento de gerar interesse!

Nós da Leads de Consórcio já testamos vários métodos de fazer isso acontecer, e um dos melhores é:

Grave um vídeo curto, estilo selfie, com o seu próprio celular, se apresentando como especialista em Consórcio. Esse mesmo vídeo você encaminha para todos, porém seu Lead sentirá que você deu uma atenção especial para ele, um exemplo:

– Meu nome é [Seu Nome], trabalho com soluções financeiras e consórcio, e vi que você fez uma simulação em um dos nossos sites, por isso estou entrando em contato.

Eu sou especialista em ajudar pessoas a realizarem sonhos, que querem usar suas economias para investir, comprar uma casa ou trocar de carro, pagando pequenas parcelas e sem ter que pagar o dobro em juros para o banco, por exemplo. E não tenho dúvidas, de que posso te ajudar! 

Enviou o vídeo? Agora aguarde. Se não houver retorno após a visualização, provoque uma resposta com perguntas em texto relacionadas ao interesse, um exemplo:

– Em qual modelo de carro você está pensando [nome do Lead]?

– Em qual bairro você está pensando em comprar um imóvel [nome do Lead]?

Conseguiu estabelecer comunicação com o Lead? Descubra a necessidade, receios e o perfil.

Agora escute seu cliente, descubra o que ele quer, se tem condições de compra, o grau de urgência, se ele tem autonomia para tomar a decisão sozinho ou não e se ele sabe exatamente o que é um consórcio. Algumas perguntas chaves para isso:

“Em qual [modelo de Carro Bairro] você está pensando [Nome do Lead]?”

“Qual seria o valor que você precisa para comprar?”

“Ótimo [Nome do Lead], me diz uma coisa: Por que você quer investir nesse [Carro ou Apto]?”

“Perfeito! É pra você, pra família? Tem alguém planejando este investimento junto com você?”

“Você já teve consórcio? Sabe como funciona certinho?” “Faz quanto tempo que você está pesquisando?”

Recomendamos que você envie uma mensagem de cada vez e aguarde as respostas, sempre evitando textos longos.

Com todas essas respostas em mãos, chegou a hora de ligar para seu Lead. Argumente que está ligando para entender exatamente o perfil dele para poder oferecer o que você tem de melhor em planos.

Não se apresse em passar opções. Faça seu cliente se sentir único e avalie bem quem decide com ele, tente provocar uma ligação com ambos que decidem para apresentar os planos, sempre dando opções, um exemplo:

– Quando seria um bom horário para eu te apresentar e explicar em detalhes [Nome do Lead]?

Agora, envie imagens do seu Kit vendas pelo WhatsApp com telefone da empresa, vídeo institucional e as vantagens do bem desejado.

Isso vai aumentar o nível de confiança do seu futuro cliente.

Apresente seus planos, reverta objeções e conclua a venda

Conseguiu marcar uma reunião por vídeo chamada com seu cliente? Tenha tudo o que você irá precisar em mãos para realizar o melhor atendimento!

Organize-se: liste tudo o que você vai precisar enquanto estiver falando com seu cliente, deixe o seu ambiente de trabalho ou o local de reunião com tudo o que você irá precisar.

Atente-se ao seu tom de voz e postura: fale com calma, pausadamente e não apresente sinais de pressa ou impaciência. Entenda que este momento é único, e a primeira impressão é sempre a que fica… Isto também vale para a roupa que você estiver vestindo, e acessórios. No caso de vendedoras, é importante você estar com “ar de saudável”, não é necessário carregar na maquiagem, mas é importante estar apresentável!

Tenha os equipamentos necessários: estar em um ambiente bem iluminado, longe de ruídos ou o que possa te atrapalhar faz uma grande diferença. Se for usar o seu celular, ou computador, tenha certeza de que eles estão funcionando perfeitamente, para evitar imprevistos, tenha tabelas, situações, calculadora, bloco para anotações, (e até mesmo um copo de água).

Tenha energia, e vontade de falar com o cliente: lembre-se de que esta é a sua chance, de mostrar ao seu cliente de que ele está nas mãos do melhor consultor de negócios, e que você, terá a oportunidade perfeita para ele. Mesmo não estando com ele fisicamente, você precisa demonstrar total interesse em seu cliente, e na necessidade dele. Afinal, você é um vendedor de sonhos, e deve fazer isto com maestria! Apresente o material combinado e esteja pronto para negociar, tire todas as dúvidas e seja o mais amigável e transparente possível.

DICA BÔNUS: Não concluiu a venda de imediato?

Eu sei que bater a sua meta é importante. Mas saiba que firmar o seu relacionamento com o cliente, é fundamental.

Nem toda venda é imediata. Muitas delas, serão à longo prazo, e você só conseguirá efetuar uma venda desse tipo, se você for lembrado. Por isso, estreite o seu relacionamento com seu lead. Tenha sempre em mente, de que ele será um cliente em potencial, e que poderá lhe trazer futuros clientes também.

Salve o seu lead e seus contatos, com o grau de interesse e mantenha sempre contato com seu lead.

Sempre poste artes e vídeos em seu status para atiçar as vontades dos seus clientes, precisa de ajuda?

Em nossa plataforma, você encontra conteúdos gratuitos para postagens nas redes sociais, basta acessar a aba “MÍDIA KIT”.

Toda vez que você tiver alguma dúvida de como está o seu atendimento, pense em como você gostaria de ser atendido.

Tem alguma dúvida, curiosidade ou necessidade específica em venda? Fale comigo!