Se você quer ser um corretor de seguros bem sucedido, precisa ter um sistema de cadastro de clientes para pode gerenciar seus clientes e estruturar as ações de marketing.

E apesar de ser de vital importância para o sucesso das vendas, muitos corretores não utilizam nenhuma ferramenta ou software para fazer o cadastro dos seus clientes.

Sabendo disso, decidimos criar um lista com as dez oportunidades que você pode estar perdendo neste exato momento ao não utilizar um sistema de cadastro.

1. SUA ATUAL FERRAMENTA DE VENDAS NÃO TE DÁ MOBILIDADE

O CRM te dá mobilidade. Você pode acessar no seu computador do trabalho, no seu notebook em casa, no tablet e até mesmo no smartphone.

Deste modo, você pode ter na palma da mão todas as informações importantes sobre os seus clientes ou fazer um cadastro de um novo cliente em qualquer lugar.

Nunca se sabe quando uma oportunidade de vendas vai surgir e se você não tem um CRM ao alcance das suas mãos, pode deixar de coletar informações preciosas sobre o perfil de um potencial cliente para fazer uma abordagem convincente de vendas.

2. NUNCA IMPRESSIONA SEUS CLIENTES

Quem usa um sistema de cadastro necessariamente vai registrar a data de nascimento de todos os seus clientes.

Com essas informações você pode enviar e-mails desejando um feliz aniversário ou disparando e-mails específicos com base no perfil dos seus clientes para: desejar um feliz dia dos pais, dia das mães, boas festas de fim de ano e outros eventos e datas importantes.

Essa ação pode parecer simples, mas faz o cliente perceber que você lembrou dele em um momento especial.

E isso pode se traduzir em um cliente satisfeito e que não vai pensar em outro corretor quando precisar renovar o seguro, pois não é todo mundo que manda e-mail desejando feliz aniversário.

3. ESQUECE DE PROPOR A RENOVAÇÃO DAS APÓLICES

Um grande erro cometido por muitos corretores é apenas se preocupar com o dia de hoje e no máximo com o dia de amanhã. Mas isso reflete uma total falta de planejamento.

Um bom profissional precisa ter metas mensais, semestrais e anuais. E para fazer essas projeções de metas é preciso ter dados.

E você encontra os dados em um CRM.

Portanto, ao usar um CRM você receberá alertas com o fim das apólices dos seus clientes.

Essas notificações de alertas te permite estruturar uma boa proposta antes que o seu cliente feche um novo contrato com outro corretor ou simplesmente não lembre de renovar o seguro e postergue essa decisão .

4. NÃO CRIA CAMPANHAS DE E-MAIL MARKETING BEM SEGMENTADAS

Se você tem um sistema de cadastro, é quase que obrigatório pedir o endereço de e-mail do seu cliente. Afinal, as pessoas acessam diariamente o e-mail várias vezes durante o dia.

E nada melhor que você fazer uso do CRM para extrair os e-mails dos seus clientes para elaborar campanhas de e-mail marketing.

Por meio dessas campanhas você pode vender outros pacotes de serviços ou fazer sua mensagem chegar até outras pessoas interessadas, como amigos e familiares.

Contudo, não faça spam.

No momento de realizar o cadastro informe aos seus clientes que eles receberão e-mails esporádicos contendo informações que podem ser do interesse deles.

E não esqueça de colocar um link de descadastro em todas as suas campanhas de e-mail marketing.

5. SUAS PROPOSTAS NÃO SÃO PERSONALIZADAS

Quanto maior for sua base de dados, mais precisas serão suas informações sobre os diversos perfis de clientes que você possui.

Com esses dados em mãos é possível preparar campanhas de comunicação e marketing específicas, visando atrair novos clientes que possuem o mesmo perfil ou oferecendo outros seguros para os seus atuais clientes.

Com o uso de uma ferramenta de cadastro de clientes, suas propostas serão bem personalizadas.

6. FUNIL DE VENDAS, NEM PENSAR

Quem usa um CRM pode pegar a base de e-mails dos clientes para montar um funil de vendas.

O funil de vendas é uma ferramenta que vai estruturar sua abordagem de vendas em uma sequência pré definida, visando aumentar a eficiência de sua comunicação e deixando seus prospectos mais suscetíveis a dizer sim para suas propostas.

Se você não usa um CRM está perdendo está grande oportunidade.

7. NÃO AUTOMATIZA E NEM ORGANIZA SEUS COMPROMISSOS

Todo mundo reclama que está sem tempo, mas muitos corretores perdem minutos preciosos do dia procurando contatos importantes, tentando encontrar o horário da próxima reunião ou o endereço do cliente.

Esse é um tipo de atividade que não deveria tomar tanto tempo do seu dia.

Ao realizar o cadastro dos seus clientes você pode inserir no sistema dados importantes e contar com a possibilidade de agendar lembretes para fazer reuniões, telefonemas ou enviar respostas de e-mail.

O CRM aumenta a sua produtividade e deixa sua rotina mais organizada.

8. DEIXA DE PRESTAR UM SUPORTE EFICIENTE

Quando um cliente liga pedindo uma informação ou solicitando suporte pode ser difícil para você descobrir quem é a pessoa que está do outro lado da linha.

Talvez o software que você utiliza não permite o cadastro do número do WhatsApp ou o registro de e-mails dos seus clientes.

E se você não utiliza ferramenta nenhuma para ter esse controle, vai ter que recorrer as informações que estão na posse da seguradora (constantes na apólice).

Esse não é o cenário ideal e você está perdendo a chance de encantar o seu cliente com um suporte preciso e eficiente.

9. O TRABALHO EM EQUIPE FICA TRAVADO

Se você tem uma equipe ou um sócio é comum compartilhar as informações dos clientes. Afinal, todos os profissionais que trabalham com você na mesma corretora precisam ter acesso fácil as informações relacionadas as apólices.

Mas se você utiliza um software que não permite um trabalho colaborativo ou que as informações não são sincronizadas automaticamente, o trabalho em equipe pode ficar prejudicado ou informações equivocadas podem ser enviadas para a seguradora.

E a desculpa é sempre a mesma: o problema é do sistema.

Neste caso, a culpa é da corretora que não investiu em um bom sistema de cadastro e gestão de clientes.

10. VOCÊ PERDE MUITAS VENDAS QUANDO NÃO USA UM SISTEMA DE CADASTRO

Se você perde todas as oportunidades citadas nos tópicos anteriores, a conclusão mais óbvia é que você está deixando de fazer novas vendas, não está renovando as apólices como deveria e está perdendo muito dinheiro.

Se você quer aumentar suas vendas, aumentar as receitas da sua correta e dobrar o número de clientes, implemente já um CRM online.